A volta aos centros

18 de abril de 2016

Metade do século 20. Planos econômicos, de urbanização e de mobilidade estimulam e privilegiam o uso do automóvel em detrimento ao transporte coletivo. Inspirados pela promessa encantada do “american way of life”, jovens casais e novas famílias migram dos centros das grandes cidades americanas para suas bordas e os verdejantes subúrbios que a gente vê nos filmes.

Cidades como Nova York e Chicago assistem à deterioração de seus centros, cada vez mais sujos, violentos e inóspitos.
Processo similar ocorre em São Paulo, onde a malha de trens e bondes é extinta em prol da indústria automobilística e dá lugar ao transporte motorizado. Quem pode, compra carro; quem não pode, anda de ônibus. A cidade cresce desordenada e aceleradamente. A primeira linha de metrô só é inaugurada nos anos 1970. A cidade continua a crescer e as periferias, bem como as cidades da região metropolitana, se entopem de pessoas cada vez mais dependentes de carros. O metrô não acompanha. As distâncias são longas. O trânsito é cada vez mais caótico.

Assim como em Nova York e Chicago, São Paulo vislumbra agora a revitalização de sua zona central. As pessoas querem estar perto de seus trabalhos, mas ao mesmo tempo curtir o que a cidade tem a oferecer em cultura, compras, gastronomia. Políticas públicas como o novo Plano Diretor favorecem o uso do transporte público, das bicicletas, do uso de terrenos centrais para construção e incorporação. Usar o carro para tudo se torna um fardo oneroso.

Cenários antes deteriorados como o Minhocão, o Centro Velho e a Praça Roosevelt vão se transformando em novos centros de convivência, esporte e lazer. O velho Mercadão e a Zona Cerealista atraem gente exigente em busca de comida de qualidade.  A valorização do m2 nos “downtowns” é evidente.

Você já pensou em morar no Centro de São Paulo? A MAC tem algumas opções de apartamentos modernos com diversas opções de lazer, mobilidade e alto potencial de valorização que vai atender bem as suas necessidades. Entre em nosso portfólio e confira:

https://mac.com.br/Institucional/portifolio