Manual do homem que mora sozinho

10 de março de 2016

Deduzir que os homens não se importam com a combinação de cores, tons, texturas e com o design dos objetos da casa é um conceito mais do que desgastado. E não, nem sempre eles precisam de um “toque feminino” para montar e decorar a casa. Cada vez mais preocupados com praticidade, tecnologia e automação, os solteiros querem também um ambiente aconchegante, confortável e cheio de personalidade para viver. Morando sozinhos, eles podem — e devem — abusar das referências individuais!

Para te ajudar a não errar e ir direto ao ponto na hora de escolher o visual de casa, sem perder de vista a durabilidade dos materiais e a organização, a MAC preparou um Top 10 com dicas baseadas nas preferências do público masculino solteiro para fazer bonito com as visitas e ainda imprimir sua marca nos ambientes.

 

1. Pastilhas metalizadas
Elas não saem de moda. Seja apenas como toque final ou cobrindo completamente uma das paredes, vale apostar em pastilhas metalizadas e brincar com seus efeitos e cores em ambientes como a sala de estar. Sabe aquele canto perto da estante ou do home theater? Talvez ele seja o espaço ideal.

 

2. Sofá liso, tapetes e almofadas estampados
Se você é do tipo que gosta de sofás grandes em cores clássicas e lisas — sobretudo as mais escuras, para não sujar –, vale investir em estampas coloridas para dar vida ao seu mundo. Nada de florzinhas: aposte em formas geométricas e desenhos abstratos para seus tapetes e almofadas.

 

3. O que você chama de cores masculinas?
Não precisa viver só de preto, branco e azul. Tons sóbrios e quentes como cinza, verde esmeralda e laranja fechado misturados com marrom ou preto sempre são certo. O acabamento queimado também cria boas atmosferas em tom mais rústico. Optar pelo uso de aço em rodapés e peças de centro, laterais e abajures

 

4. Cor nos acessórios
Apostou em cores sóbrias para as paredes e os principais móveis da decoração dos cômodos? Compre acessórios coloridos para dar mais cor aos detalhes importantes.  Pratos, copos e taças bem como luminárias, porta-retratos e lustres de cores mais fortes podem dar um toque elegante ao local.

 

5. Mostre o que é seu
Gosta de música, cinema, literatura, esporte, quadrinhos, carros, arte, viagem? Coleciona livros, discos, posteres, referências aos seus ídolos? Não precisa transformar sua casa num museu particular do time do coração, mas é bom valorizar objetos importantes da sua trajetória pessoal e expor algumas de suas preferências nas estantes, raque, mesas de centro, paredes e painéis.

 

6. Ambientes integrados
Além de ampliar visualmente os espaços, integrar ambientes serve para ganhar área útil, facilitar a vida e socializar. É comum que os solteiros unam a cozinha, a sala de estar e de jantar em um único espaço ou usem uma bancada que separa a cozinha da sala — a famosa cozinha americana — para se reunir com convidados, sem precisar se afastar enquanto cozinha, beberica, bate papo ou assiste um jogo na TV. Use os mesmos tons de revestimento no piso para garantir essa unidade.

 

7. Conforto e relaxamento na hora de dormir
Porcelanatos e acetinados de madeira dão uma temperatura confortável e agradável aos dormitórios. Portanto, nada de cores berrantes e texturas extravagantes nas paredes e no piso! Se for o caso, opte por mais cor na roupa de cama. Portas de correr espelhadas nos armários garantem uma sensação de amplitude.

 

8. Personalize os objetos
Sabe aquela memorável garrafa de whisky 18 anos que já foi esvaziada? Reaproveite seu formato e a beleza do rótulo para criar um vaso de flores ou plantas, que só agregam mais estilo e personalidade à sua casa. Recicle também os rótulos de suas bebidas favoritas para revestir seu bar ou bandeja. É abstêmio? Temos certeza que, com essas dicas, você saberá encontrar uma equivalente para por em prática.

 

9. Utensílios à mão
Já reparou que eletrodomésticos, panelas, espátulas e utensílios de cozinha andam cada vez mais bonitos e estilosos? Não é à toa. Eles ficam cada vez mais à mostra na vida das pessoas dinâmicas e pragmáticas. Ganchos na parede para ganhar tempo e encontrar mais rápido aquilo que precisa. Use também suportes abertos, recipientes transparentes e identificadores para temperos, por exemplo. Mantenha suas gavetas e armários arrumados!

 

10. Reaproveite e economize
Busque soluções econômicas e engenhosas para seu apartamento novo. Não consegue comprar todas as cadeiras para a mesa de jantar ou bancada da cozinha? Reaproveite as antigas, traga da casa da família, compre em antiquários e peças de brechó, mesmo que elas sejam diferentes. Pinte peças antigas de outra cor. Faça pequenos reparos e renovações, dê novos usos aos objetos. Seja criativo e mãos à obra!