Pet no apartamento: como lidar?

29 de julho de 2016

Ter um bichinho de estimação é tudo de bom. Mas além dos cuidados clássicos com animais domésticos, manter um cachorro ou gato num apartamento requer medidas especiais e algumas considerações. Você não quer que o bem estar do bichano fique comprometido, não é? Então vamos às dicas!

 

Cantinhos específicos
Mesmo apartamentos pequenos precisam de um cantinho específico para que o bichinho faça suas necessidades e outro para que ele coma e bebe água. Com os felinos, isso fica mais fácil com o uso de caixinhas de areia, mas para os cães valem regras similares.

Espaços delimitados são importantes tanto para a higiene quanto para a saúde do animal, que precisa estar habituado com os espaços delimitados.

Um cantinho específico para dormir também é necessário. Caminhas ou casinhas higiênicas e antialérgicas compradas em pet shops podem ser uma boa saída para que o seu pet sinta-se confortável.

 

Sem aperto
Quer acostumar seu cão para fazer as necessidades na rua? Pois saiba que o hábito pode fazê-lo segurar demais e acabar gerando problemas como infecções urinárias. É sempre bom que ele tenha o cantinho do xixi delimitado em casa, mesmo que faça parte das necessidades do dia durante seus passeios.

 

Olha o banho!
Mesmo que seu pet não saia de casa, ele também pode pegar e transmitir doenças para os humanos. Banho & tosa além da vacinação periódica são fundamentais!

 

Escolha o animal certo
Cães grandes podem ter dificuldades de adaptação em apartamentos pequenos. Além do mais, cães precisam de contato com outros cães, pelo menos durante seus passeios e voltinhas fora de casa. Gatos costumam se dar melhor sozinhos mas, assim como os cães, também precisam de um bom lugar em casa para tomar sol.

 

Sem sedentarismo
Nada de preguiça! Os bichos também precisam gastar energia para evitar males como o sedentarismo e a obesidade. Segundo veterinários, a regra geral é que os cães façam pelo menos um passeio diário mais curto e outro semanal mais longo. Nos condomínios da MAC, eles certamente já terão espaço suficiente para se divertir e socializar um pouco!