Descubra Vila Mariana

3 de outubro de 2018

A Vila Mariana, localizada na zona sul da cidade de São Paulo guarda uma série de atrações e surpresas a serem exploradas, na maior cidade da América Latina. Neste lugar, há um pouco de tudo, desde avenidas agitadas, repleta de comércio, escolas, hospitais, metrô, muitas linhas de ônibus, atrações culturais, botecos, um cafezal secreto, restaurantes, próximo ao parque do Ibirapuera e tudo isto sem perder a característica de uma zona majoritariamente residencial.

 

Veja abaixo, como aproveitar melhor as opções que este bairro, que também abriga o distrito com o mesmo nome, traz para os seus moradores e visitantes:

 

  • Cinemateca – localizada numa rua tranquila e arborizada do bairro, lugar onde funcionou o matadouro da cidade de São Paulo até 1940, se tornou um reduto de cinéfilos. Um lugar cheio de atrações com mostras de clássicos do cinema nacional e internacional, além de um agradável jardim com esculturas.

 

  • Escola Superior de Propaganda e Marketing – que nos primeiros anos de 1950 ocupava uma sala do Masp, hoje é prestigiosa faculdade no bairro.

 

  • Cafezal do Instituto Biológico – isso mesmo, um cafezal secreto no coração do bairro da Vila Mariana. Considerado o maior cafezal urbano do Brasil, possui uma plantação composta por mais de 1.500 pés de café arábica, o resultado da colheita, cerca de 500 kg de café em pó, são doados ao Fundo Social de Solidariedade de São Paulo. O local é aberto ao público, porém as visitas devem ser agendadas.

 

  • Sesc Vila Mariana  – que é uma outra grande pedida de programa cultural para se conferir. A unidade abriga um grande auditório, teatro, piscina e quadras de esporte.
  • Casa Modernista – ela é a primeira construção moderna da cidade de São Paulo. Ela foi erguida em 1928 para servir como a moradia do arquiteto russo Gregori Warchavchik (1896-1972).

 

  • Bar do Veloso – um dos bares da cidade que se tornou referencia por seu quitude: a coxinha de frango e as famosas caipirinhas. As pessoas vêem de outros bairros só para conhecerem as iguarias oferecidas pelo bar. O momento mais concorrido do dia é o famoso happy hour. A dica é chegar cedo para não precisar ficar na fila que se formam no disputado horário.

 

  • Colégio Marista Arquidiocesano é uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade. Foi fundado em 1858, no bairro da Luz e transferido para a Vila Mariana em 1935.

 

O bairro da Vila Mariana é considerado um local tradicional e moderno ao mesmo tempo. Com uma atmosfera agradável e aconchegante e é uma ótima opção para se morar. A Vila Mariana é ideal tanto para os solteiros que estão procurando um lugar bem localizado e com uma vida noturna animada, quanto para os casais que pensam em dar início a  família ou as que as já tem formada.