Categorias
MAC na Mídia – “Incorporadoras apostam em alta procura e ampliam lançamentos” | Folha de SP
Fonte: Folha, 27 maio 2021
- Os lançamentos de imóveis foram 3,7% maiores neste primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2020, aponta levantamento da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil). Já na comparação com o quarto trimestre, tradicionalmente o período mais aquecido do setor, há uma queda de 58%.
- "Com a taxa Selic a 3,5% e a inflação em 6,7%, você tem juro real negativo. Seu dinheiro está rendendo menos do que a inflação, e o que você faz com ele? Uma das grandes opções é comprar casa", diz Luiz França, presidente da entidade.
- A empresa avaliou que havia uma demanda por unidades maiores e também por compactos bem localizados. Para ele, isso se deve às mudanças na rotina provocadas pela pandemia: ao ficar mais tempo em casa, as pessoas perceberam que precisavam de mais espaço para suas atividades, e também que faz diferença morar em uma região que ofereça serviços e lazer próximos da moradia.
1. Os lançamentos de imóveis foram 3,7% maiores neste primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2020, aponta levantamento da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil). Já na comparação com o quarto trimestre, tradicionalmente o período mais aquecido do setor, há uma queda de 58%.
De acordo com a entidade, isso é resultado da alta nos preços dos materiais para as obras, que chegou a quase 24% no acumulado dos últimos 12 meses, em abril. Esse aumento deixa as construtoras receosas de lançarem unidades por um preço que não vai pagar a construção. O efeito é maior sobre os imóveis do Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida), já que o teto de preço exigido pelo programa e a renda mais limitada do seu público impedem grandes reajustes.
O indicador de confiança do setor imobiliário residencial, feito pela consultoria Deloitte em parceria com a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) com construtoras de todo o país, indica uma manutenção no nível de procura por imóveis no primeiro trimestre do ano, após um aumento nos últimos três meses de 2020.
2. "Com a taxa Selic a 3,5% e a inflação em 6,7%, você tem juro real negativo. Seu dinheiro está rendendo menos do que a inflação, e o que você faz com ele? Uma das grandes opções é comprar casa", diz Luiz França, presidente da entidade.
Em São Paulo, a fase emergencial da pandemia proibiu o funcionamento dos plantões de venda, o que atrapalhou o segmento entre meados de março e abril. Mesmo assim, a experiência das construtoras têm sido positiva. De acordo com a plataforma Apto, que só trabalha com compra e venda de imóveis novos, entre janeiro e abril deste ano houve 56% mais lançamentos na cidade do que no mesmo período de 2020. No ano passado, a MAC tinha planos de lançar quatro empreendimentos, mas reduziu para dois. Para 2021, a construtora programa ao menos cinco projetos. Três deles já foram lançados: um prédio com estúdios e plantas de um e dois dormitórios na Saúde e dois empreendimentos na Chácara Santo Antônio, um apenas de estúdios e outro de alto padrão, com unidades de 120 m². Estão previstos ainda um empreendimento de estúdios e unidades de um e dois quartos na República, no centro da cidade, e outro de alto padrão na zona sul.
3. A empresa avaliou que havia uma demanda por unidades maiores e também por compactos bem localizados. Para ele, isso se deve às mudanças na rotina provocadas pela pandemia: ao ficar mais tempo em casa, as pessoas perceberam que precisavam de mais espaço para suas atividades, e também que faz diferença morar em uma região que ofereça serviços e lazer próximos da moradia.
Mudamos nossa ideia [para 2021] por causa do perfil que percebemos no mercado. Quando vimos que apartamentos de mais de R$ 2 milhões na Vila Mariana estavam vendendo tudo, e estúdios também, começamos a nos perguntar por quê, diz Ricardo Pajero, gerente comercial da MAC
Você também pode gostar
Vila Buarque, um bairro cheio de encantos...
Um bairro na região central da cidade vem chamando cada vez mais atenção n...
Publicado em: Bairro, Blog
15/07/2021
Vantagens de morar na região do alto da boa vista...
Na hora da busca de um imóvel, o primeiro passo é escolher a região que se...
Publicado em: Bairro, Dicas
18/11/2019
Bem-vindo a região do Alto da Boa Vista!...
Bem-vindo a região do Alto da Boa Vista! Que tal morar em um bairro onde há muitas oportunidades de......
Publicado em: Bairro
06/05/2019