1. Tome nota das dicas abaixo e mãos à obra!
- Se quiser promover qualquer alteração de planta ou ampliação de cômodos, faça isso antes de tomar qualquer decisão de mobília.
- Defina as cores e o acabamento das paredes considerando também o tipo de revestimento do piso, a função de cada ambiente e o tipo de decoração que você quer.
- Faça o mapa de mobília e eletrodomésticos e defina onde vai cada item para checar se os pontos elétricos estão corretos e são suficientes.
- Defina se haverá forro de gesso comum ou dry-wall e encomende esse serviço antes de tudo – inclusive da pintura.
- Confira a altura do contrapiso antes de escolher o revestimento e consulte o prestador de serviços sobre as especificações necessárias.
- Vai contratar armários e estantes planejadas para a casa? A hora de medir e encomendar é agora!
- Cheque as ligações hidráulicas e elétricas para verificar se tudo está funcionando corretamente. Faça o mesmo com os metais de cozinha e banheiros. Caso contrário, peça reparos à construtora.
- Cheque também as esquadrias, portas, janelas e vidros. Qualquer não conformidade com o que foi prometido pela construtora deve ser informada no máximo em 90 dias após a entrega das chaves.
- Na dúvida, contrate um(a) arquiteto(a) especialista para fazer o planejamento do seu imóvel, desde as peças estruturais até um bom mapa de iluminação, pisos, revestimentos e móveis. Fazer tudo sozinho parece ótimo e muito econômico, mas às vezes o barato sai caro! Ainda mais se você está se mudando para sua casa própria, no cantinho onde pretende morar por muitos anos!
- Confira os prazos de entrega de todos os eletrodomésticos e móveis. Estão dentro do que você pode esperar? Prefira lojas com boa reputação e cheque também se você terá que montar e instalar as coisas sozinho(a) ou contratar serviços extras para tal. Tudo precisa ser considerado!