Wallpaper

Dicas de decoração para sala grande de estar

A casa com certeza é um local muito especial para todos, uma espécie de porto seguro e nos dias de hoje ela passou a ter um papel mais que principal na vida das pessoas. Cada ambiente tem sua importância e seu significado. E um deles é a sala de estar. O ambiente serve como um ponto de encontro, onde recebemos amigos e familiares. Ter uma sala grande de estar, com espaços integrados com conceito aberto tem se tornado cada vez mais frequentes.

1. COMO DECORAR UMA SALA GRANDE󠇨?

Ao contrário do que pensam, decorar uma sala grande exige atenção, pois como há muitos espaços livres, a pessoa corre um sério risco de deixar tudo bagunçado e sem sentido. Por isso é muito importante investir na organização e método na hora de decorar.

Porém, por outro lado, ter uma sala grande abre espaço para muitas opções de decoração. 

Você pode fazer mais que um ambiente, como ter a sala de jantar integrada ou então dividir a sala por zonas, tais como: lazer, leitura e convívio. Para delimitar as zonas aposte em tapetes, eles são como um curinga.

Invista em elementos maiores, proporcional ao tamanho do espaço, por exemplo, coloque uma quantidade menor de móveis, mas de tamanho grande, assim você equilibra a decoração.

Outro ponto interessante é quanto a simetria, os objetos e móveis da sala de estar tem que estar em harmonia entre si. 

E claro, lembre-se de colocar uma boa iluminação.

2. O QUE USAR NA SALA DE ESTAR?

Abaixo listamos alguns itens que são essenciais para compor sua sala grande de estar e dicas de como usá-los, confira:

CORES

 

As cores são importantes, pois através da composição de determinados tons sua sala pode ficar com uma cara totalmente repaginada. A regra mais importante é ouvir seu gosto pessoal. Aposte em cores que lhe agradam e escolha somente por tendência, pois a sala grande de estar é o local no qual você vai passar mais tempo.

Você deve escolher cores que combinem com seu mobiliário e também é importante ter em consideração a exposição solar da sala.

As cores tem um impacto nas emoções e no ambiente, por isso se você quer uma sala mais iluminada os tons claros, como pêssego, dourado suave, branco e rosa com acabamento acetinado ou brilhante serão ideias.
Já para um ambiente acolhedor, os tons de azul fazem bem o papel.

Lembre-se: aposte no máximo em 3 tons para uma harmonia de cores na sala.

 

MÓVEIS

 

Móveis grandes trazem mais conforto e tornam a decoração mais convidativa. Eles devem ser selecionados de acordo com a necessidade e a decoração que se pretende criar.

Podem ter um estilo clássico, contemporâneo ou ainda você pode fazer a combinação de vários estilos desde que de forma equilibrada.

Defina um ponto central na sala para iniciar sua decoração e coloque os móveis ao redor. Um bom ponto de partida é uma janela ou então a posição do tapete.

Cuidado para não colocar muitos móveis e deixar o ambiente todo preenchido. O ideal é que tenha espaço para as pessoas circularem.

 

TAPETES E CORTINAS

 

Usar tapetes ajuda muito a dividir os ambientes, principalmente em uma sala grande de estar. Escolha os que mais combinam com a decoração do seu ambiente e lembre-se que todos os móveis devem estar colocados sobre o tapete principalmente as pernas e cadeiras. As cortinas de tecidos leves ou mais grossos darão um toque especial na composição da decoração da sua sala. Invista em cortinas de tons leves para salas com paredes mais escuras e em tons mais marcantes para as salas que estão decoradas com móveis e pintadas com cores mais intensas.

 

ILUMINAÇÃO

 

O item iluminação é um dos mais importantes na decoração. Estar em uma sala de estar que tem uma boa entrada de iluminação é fundamental. Na hora de planejar a iluminação da sua sala de estar entenda que a iluminação tem que estar no ponto certo, nem estar muito iluminado e nem pouco, tem que estar equilibrada para que as luzes sejam as protagonistas na decoração. 

Colocar pontos de luz nos cantos da sala, laterais do sofá, direcionado para os quadros, plantas ou mesas de apoio ajuda a compor a iluminação do seu ambiente.

OBJETOS DECORATIVOS

 

Pequenos detalhes que fazem toda a diferença na decoração. O importante na hora de escolher os objetos que irão compor a sala de estar é pensar no equilíbrio entre os objetos. Aquela máxima, o menos é mais. Mesmo em uma sala com bastante espaço ter uma decoração mais clean traz sofisticação e facilita na hora da arrumação.

Invista em objetos que te tragam praticidade, como o caso das prateleiras e nichos na parede que dão um ar contemporâneo e limpo, ou então espalhe quadros e espelhos pela parede trazendo referências do estilo vintage combinado com o moderno.

Brinque com as cores nos objetos, usando vaso, abajur, mantas, almofadas, puff e acessórios que mais combinem com sua personalidade para trazer mais cor ao ambiente.

 

PLANTAS

 

As plantas são a melhor forma de trazer a natureza para dentro da sua casa. Não tenha medo de usar e abusar delas. Só não se esqueça que a planta deve ser proporcional ao espaço que está colocada, caso contrário ficará desarmônica.

Grandes plantas ou pequenas árvores ficam muito bem em uma sala de estar grande, e ainda melhor se combinar no espaço com móveis de madeira. Use-as para decorar suas prateleiras, mesas de centro e apoio e cantos da sala.

Ter planta em um ambiente como a sala de estar representa trazer para dentro de casa cor, vida, frescura e ainda traz memórias agradáveis. 

Lembre-se que há plantas próprias para interiores, como a espada-de-são-jorge, antúrios, cactos, suculentas, samambaia, dentre outras.

E ainda a decoração pode ser completada com um lindo vaso de flores em uma mesa de apoio ou na de centro. 

 

Conclusão

 

As opções para decorar uma sala grande de estar são infinitas, escolha o que melhor combina com seu espaço e seu gosto.

Atualmente o mercado imobiliário traz diversas opções de empreendimentos com os chamados open space, com salas de estar grandes e que integram muito bem os ambientes, trazendo o convívio entre todos os membros da família. 

Um destes exemplos é Írio Golf Garden, no Jardim Marajoara, zona sul da capital paulista, que conta com plantas inteligentes e várias possibilidades de decoração, visite o site.

Compartilhe:

Você também pode gostar