1. Saiba quais são suas preferências
O primeiro e mais importante passo antes de decidir em que bairro irá morar, é necessário definir suas preferências e, principalmente, suas necessidades, pois de nada adianta encontrar o apartamento ideal se na hora de conhecê-lo pessoalmente, você descobrir que o local não oferece o que você precisa.
Quem prefere lugares mais movimentados, com vida noturna agitada, ou quem gosta de frequentar lojas variadas, certamente vai se identificar mais com bairros que apresentem características mais comerciais do que com aqueles estritamente residenciais. Já quem prefere sossego e distância dos locais badalados, vai gostar mais de bairros encontrados mais afastados dos grandes centros comerciais. Mas não seja muito radical. O ideal é conciliar as coisas e procurar bairros com características intermediárias.
O lugar onde você mora exerce grande influência sobre a sua qualidade de vida. Qualquer escolha nesse sentido deve ser feita respeitando uma série de critérios que precisam ser definidos antes mesmo de começar a busca pelo novo lar.