Hora de reutilizar

2 de fevereiro de 2016

Sabe aquele móvel ou objeto antigo que você estava ensaiando para jogar fora? Com um pouco de criatividade e boa vontade, ele pode ganhar nova vida útil, dar um toque pessoal e diferente para sua casa. Gastando pouco, também é possível garimpar peças em bazares de caridade, lojas de madeira de demolição, antiquários e até ferros velhos de olho na transformação.

Separamos 5 dicas, mas prometemos que este tema vai voltar. Já teve alguma ideia bem sucedida de reciclagem e reaproveitamento de materiais na decoração de casa? Mande para a gente, mostre suas fotos e explique o processo de criação! Vamos selecionar alguns projetos e mostrar aqui no blog mais para frente.

 

Madeira versátil
Até aquela velha porta da casa da vovó pode servir como acessório estilosíssimo para sua sala de estar. Se for de madeira maciça, ainda que descascada, com um breve tratamento ou pintura ela pode fazer as vezes de plataforma de trabalho ou mesa de centro na sua casa nova. Experimente suportes inventivos como livros antigos de capa dura. Paletes descartados por transportadoras também podem dar suporte a mesas e estantes em casa.

 

Pintar ou lixar
Penteadeiras, cômodas e criados-mudos antigos sempre podem ser reaproveitados por meio de uma boa pintura, lixa ou enceramento específico, inclusive misturado a peças mais modernas da decoração. Você pode encontrá-los por bons preços em antiquário ou mesmo reciclar aquelas peças de família super promissoras nas quais ninguém mais prestava atenção.

 

Azulejos fora da parede
Sua mesa da cozinha está riscada, opaca e meio sem graça? Seja de fórmica ou de madeira, vale garimpar azulejos de patchwork ou com estampas vintage, inclusive aqueles desenhados que sobraram de uma obra na casa da sua mãe, para forrar essa superfície. Há várias lojas de azulejos antigos onde se pode encontrar uma variedade de desenhos para brincar com sua imaginação.

 

Lixo? Tem certeza?
Caixas de leite, latas de achocolatado, vidros de azeite, garrafas de vinho ou whiski. Com uma simples pintura, ou mesmo aproveitando rótulos com design icônico, vidros podem dar vida a vasos para arranjos florais em diferentes cômodos da casa, latas podem virar porta-trecos ou porta-canetas, caixas de leite, caixotes de madeira e cestas plásticas transformam-se em suportes e estantes para ambientes externos e internos.

 

Em casa de ferreiro…
Com um tratamento estético, você pode usar um monte de ferro desgastado a seu favor. O portão da antiga casa pode se transformar numa cabeceira de cama e o estrado de ferro da cama pode virar suporte de parede para os ganchos dos seus vasos de planta. Até a ferrugem tem seu charme e pode inspirar a coloração do acabamento das peças.

Com um pouco de criatividade e disposição é possível reaproveitar e transformar antigos objetos em uma decoração nova e com um toque vintage. Fique atento que logo voltaremos com mais dicas de como reaproveitar melhor seus objetos esquecidos.