Por conta do tamanho, muitas pessoas acabam confundindo loft e studio, mas eles têm diferenças.
O loft é considerado como uma moradia contemporânea que surgiu na década de 60, se tornando um dos modelos consagrados de grandes cidades ao redor do mundo como Nova York. Eles são majoritariamente oriundos de antigos galpões, depósitos ou armazéns em bairros industriais que foram se convertendo em residenciais. Geralmente, são apartamentos bem amplos e sem paredes dividindo o empreendimento, com instalações aparentes e, muitas vezes, agraciados com o pé-direito duplo típico de edificações usadas para estoques.
Atualmente, os lofts são vistos como práticos pois contam com versatilidade de espaços. Características excelentes, como a presença de janelões, permitem uma ventilação adequada e um melhor aproveitamento da luz natural. Os tijolos aparentes também são muito utilizados na decoração desse tipo de propriedade, que de forma simples e ao mesmo tempo bem pensada, pode agregar estilo e atender a todos os tipos de inquilinos.
Os ambientes compartilham um único espaço, mas o pé-direito alto permite a instalação de mezaninos. No piso de baixo, usualmente, fica a cozinha, a sala de estar e jantar e o banheiro. Não existem divisórias e possíveis separações dos cômodos que são feitas pela mobília. No mezanino, geralmente, é instalado o dormitório ou uma suíte.
Os studios são outro tipo de habitação bem popular em alguns países e essa terminologia está muito associada ao loft. Embora guardem semelhanças quanto à praticidade e ao conceito amplo, o studio apresenta mais divisões internas. O quarto, por exemplo, é delimitado por paredes.
No entanto, a cozinha americana é integrada à área social e o pé-direito costuma ser um pouco acima do padrão normal de apartamentos. Alguns contam com varanda. Os prédios de studios são muito interessantes e costumam disponibilizar uma série de facilidades para os moradores, o que permite que as plantas das unidades sejam mais dinâmicas.
Serviços como lavanderia e cafeteria são cobrados à parte, e a infraestrutura costuma incluir algumas áreas de lazer, como piscinas, saunas, salas de ginástica, salões de jogos, cozinha gourmet, bares, mini cinemas e até escritórios de home office.
Eles são indicados para pessoas que moram sozinhas, estudantes, recém-casados e para aquelas que passam muito tempo longe de casa, mas precisam de um espaço para dormir.