Veremos a seguir quais são as melhores plantas para se montar um jardim vertical, como a Barba-de-serpente, a Jibóia, Colar-de-pérolas, a Lambari-roxo, dentre outras:
Barba-de-serpente – é uma planta nativa da Ásia, de pequeno porte, que chega a no máximo 60 cm. Trata-se de uma folhagem rasteira com folhas grandes na cor verde e branco. Floresce normalmente no verão. O perigo é invadir o jardim todo.
Jibóia – é recomendada para jardins verticais porque vai bem em qualquer ambiente úmido. Com sol direto ou meia sombra
Colar-de-pérolas – do ramo das suculentas, é uma planta bonita porque também é pendente e enche de charme a parede verde.
Lambari-roxo – eis uma planta que enche o jardim de vida. A cor roxa é ideal para a mescla na parede verde e outra vantagem reside no fato de ser fácil de cuidar.
Aspargo-rabo-de-gato – é também conhecida como aspargo alfinete e tem folhas finas e pontiagudas, como se fossem alfinetes mesmo, mas forma densos ramos que lembram o rabo de um gato. São muito boas para paredes verdes porque são fáceis de cuidar e dão um movimento único à folhagem.
Liríope – é uma forração clássica de paredes verdes exatamente porque é de fácil manutenção e tem longa durabilidade.
Véu-de-noiva – pendente, tem folhas delicadas, mas abundantes e podem ser uma boa pedida para paredes verdes.
Antúrio – muito popular, tem flores vermelhas, quase sempre, belíssimas. Quando bem adaptados ficam com a folhagem volumosa e florescem quase o ano todo.
Flor-batom – é uma trepadeira que gosta de sol forte e fica muito bonita na medida em que se espalha, enchendo de flores vermelhas.
Samambaia – quase todo jardim vertical que vemos tem samambaias, em especial os tropicais. Quando se adaptam bem ao ambiente ficam cheias de folhas e dão um aspecto bem volumoso à parede.
Hera-inglesa – sempre usada para forrar paredes e muros, tem como desvantagem a perda das folhas no inverno. Em muitos casos, parece que a hera-inglesa morreu, mas na primavera ela ressurge e fica linda no verão.
Ripsális – também conhecida como cacto macarrão, gosta de sombra. Trata-se de uma planta pendente, por isso cria um movimento importante na parede verde.
Vriésia – parente da bromélia é a queridinha dos paisagistas nas paredes verdes. Principalmente por conta das flores coloridas.