Na piscina e na sauna: regras da boa convivência

18 de fevereiro de 2016

Cada um no seu quadrado: vale se divertir e relaxar, só não vale fazer o vizinho passar nervoso e invadir o espaço alheio nas áreas comuns.

Ainda mais disputadas no verão, as piscinas estão entre as principais áreas de conflito nos condomínios residênciais. Para quem curte uma boa sauna, independente da estação, também vale ficar de olho em normas de higiene e educação.
Na dúvida, o melhor é consultar o regulamento do prédio e ter em mente algumas regrinhas básicas que  separamos a seguir. Entre tomar uma multa e pagar um mico daqueles, fique longe das duas opções!

1) Use protetor solar mas procure as versões que não saem na água. Esses produtos soltam gordura e acabam sujando a piscina, podendo ser tóxicos ou incômodos para outras pessoas.

2) Preste atenção nas crianças. É natural que elas se divirtam, mas com certos limites para não sofrer acidentes e não incomodar os demais.

3) Sabe aqueles pulinhos e corridinhas em volta da piscina? Pense duas vezes antes de sair pingando e molhar terceiros por tabela!

4) Está com fome? Bateu vontade daquela cervejinha? Consuma alimentos e bebidas fora da piscina para evitar a sujeira. Deixe de fora os recipientes cortantes e evite acidentes. Não se esqueça de jogar o lixo no lixo.

5) Micose e frieira no pé não fazem parte dos planos de verão de ninguém. Por isso, muitos condomínios exigem exames médicos para os condôminos. Pensando bem, eles não estão errados…

6) Seu cachorro sabe nadar? Talvez não seja uma boa ideia levar os animais para a água, pois eles podem pegar e transmitir doenças. Muitos condomínios proíbem esta prática em seus estatutos.

7) Vai para a sauna? Use suas próprias toalhas para evitar o contato direto das superfícies com a pele. Tome cuidado para não encostar em áreas quentes demais e para não escorregar em meio a tanto suor e água.

8) Consulte se há espaços distintos ou revezamento de uso masculino e feminino na sauna. Pra quê, afinal, constranger a moradora do andar de baixo?

9) Tenha parcimônia ao levar convidados. Especialmente na piscina, vale checar as regras antes de botar todos os seus amigos do escritório para nadar e fazer bagunça no domingo à tarde.