Quer iluminar os ambientes? Veja por onde começar!

3 de novembro de 2017

Seja na hora de comprar as lâmpadas, as luminárias ou mesmo criar o mapa de luz de cada ambiente da casa, é importante utilizá-la em prol da função dos espaços. Seja para incentivar a concentração, criar aconchego ou melhorar a precisão na hora de se maquiar ou fazer a barba em frente ao espelho, deixar a luz entrar e fazer o melhor dela é muito importante.

 

Para te ajudar a iluminar os cômodos da sua casa, trazemos estas dicas básicas, que você pode aplicar sem ajuda profissional. Vamos lá?

 

1) Tons de lâmpadas

A tonalidade da lâmpada é fundamental para a boa função da iluminação. Nos cômodos de lazer e descanso, como a sala e o quarto, opte por luzes quentes, amareladas, que são mais aconchegantes. Em locais como cozinhas, áreas de serviço e banheiros,  opte por luzes frias, brancas e levemente azuladas, que estimulam a concentração e estimulam as ações nesses ambientes.

 

A potência e o número de lâmpadas necessárias dependem da metragem geral. Clique neste link e aprenda um pouco mais sobre “lux” e “luminen” para comprar as lâmpadas certas.

 

2) Luz central

A principal fonte de luz do cômodo deve ser forte o suficiente para distribuir a luz de forma homogênea. Geralmente, ela se localiza no meio do espaço. Optando por paredes claras e tetos claros o ambiente fica muito mais iluminado.

 

3) Luz indireta

Vale utilizar abajures, arandelas, luminárias de chão e luminárias de teto para iluminar os ambientes de forma mais difusa, acrescentando charme à sua casa. Eles também criam cenários diferentes em ambientes integrados como sala de estar e sala de jantar.

 

4) Crie destaques

Para destacar objetos ou cantinhos de uso específico, fitas de led coladas no interior dos móveis distribuem uniformemente a luz. Spots embutidos criam uma iluminação mais pontual.  Abajures direcionados e arandelas instaladas na parede podem destacar uma planta, um canto acima do espelho para servir de “camarim doméstico”, entre outras funcionalidades. Luminárias de chão são excelentes para cantos de leitura.