Você sabe o que é economia compartilhada?

13 de março de 2017

Você sabe o que é economia compartilhada? Entenda o conceito.

Ter um carro ou compartilhar um carro de uso compartilhado, pagando por hora? Comprar um CD físico, baixar música em Mp3 no smartphone ou simplesmente ouvir suas bandas favoritas num programa de streaming? Comprar um apartamento realmente grande ou optar por espaços mais compactos, usando serviços compartilhados do condomínio, barateado a conta no final do mês? Afinal, precisamos ou não possuir tantos bens materiais?

Esses são alguns dos dilemas da economia compartilhada, um conceito complexo e recente, que veio para mudar nossas relações de consumo e nossa maneira de de viver com apoio da tecnologia. A ideia ganhou força após a crise econômica mundial de 2008, mas hoje é entendido também como uma forma de viver com  mais sustentabilidade, optando por bens e serviços mais acessíveis, cortando supérfluos que pesam no bolso e também sobre os ombros de quem os mantém.

Não à toa, empresas como Uber, Netflix e Spotify estão entre as mais lucrativas, revolucionárias e promissoras do mundo. Elas entenderam essas mudanças na economia, na cultura e no comportamento social, sobretudo nas grandes cidades, e abraçaram a ideia de compartilhamento.

No mundo de hoje, a centralização corporativa não faz sentido e conceitos como preço, praça, produto e promoção estão se tornando obsoletos. O acúmulo de bens e a compra de espaços físicos estão em câmbio: a maioria dos consumidores pretende fazer outros investimentos e ter acesso a espaços extra como lavanderia, escritório e salão de festas somente quando necessitam.

Já pensou em se conectar com essa realidade da maneira mais prática possível e ainda fazer valer o seu dinheiro na compra do novo imóvel? A MAC tem opções de apartamentos em condomínios com bicicletário, lavanderia coletiva e espaços de coworking nos melhores m2 de São Paulo. Clique aqui e se cadastre para receber nossas ofertas!