Wallpaper

Confira o que você precisa saber antes de comprar apartamento na planta

Você está planejando comprar apartamento na planta e está com dúvidas, vamos sanar todas elas. Você vai entender as vantagens e já pode ir escolhendo seu lar. Separamos 11 dicas para comprar seu apartamento na planta com segurança. Confira!

Ao comprar um apartamento na planta, você investe em um imóvel que ainda será construído. Para entender melhor o processo, as etapas da aquisição de um imóvel deste tipo:

 

  1. Lançamento
  2. Construção
  3. Vistoria e entrega das chaves

 

 

 

Mas, afinal quais as vantagens de comprar apartamento na planta? Veja 5 vantagens!

1. Preços mais acessíveis para um imóvel totalmente novo e maior flexibilidade na negociação;

Um apartamento na planta é mais barato que um apartamento já pronto. Esperar o apartamento ficar pronto é uma vantagem também para o comprador usar o  prazo de entrega para se programar financeiramente.

Ao fechar o negócio, ele fixa o preço do imóvel e pode negociar as condições de pagamento da primeira fase do empreendimento. Em muitos casos, o valor do sinal é consideravelmente menor do que a entrada em um financiamento.

2. Você estará adquirindo um imóvel novinho

Você diminui drasticamente a necessidade de reparos e reformas maiores. Quanto mais novo for um imóvel, menores são as chances de problemas com a estrutura.

3. Altas chances de valorização do imóvel

A média de valorização de um imóvel pode ser de 20% a 50% no decorrer dos anos.  

4. Planejamento para mudanças

Tempo para se planejar e se organizar para a mudança: enquanto seu apartamento está em construção.

5. Customização da planta

Dependendo de qual etapa está o projeto você pode personalizar seu apartamento mudando o tipo de piso, a cor da tinta, materiais de acabamento entre outras coisas.

6. Aqui estão 11 dicas para você ficar atento na hora de adquirir apartamento na planta:

 

1. Pesquise o histórico da construtora

 

A atitude a se fazer é saber a reputação da construtora. Isso é fundamental para se prevenir contra fraudes, atrasos exagerados ou problemas na entrega do imóvel.

Verifique os dados da empresa na Receita Federal, analise sua situação cadastral, pesquise se o CNPJ está regular e se existem processos judiciais contra ela. Vale a pena também procurar por reclamações no Procon. Cheque qual banco está financiando o empreendimento e também a seguradora contratada pela construtora. Se possível, visite outras obras realizadas pelo mesmo grupo responsável — construtora/incorporadora. Nós da Mac Construtora temos um compromisso com o cliente e faz parte do nosso propósito da empresa a satisfação total dos clientes.

 

2. Escolha uma boa localização

Como você só vai morar no imóvel daqui a alguns anos, é importante que se atente sobre a localização. Conheça a região, caminhe pelas ruas ao redor e se certifique de que a estrutura do bairro atende às suas necessidades. Talvez seja importante para você morar perto do trabalho, perto de escolas e lugares que ofereçam lazer. Pense a longo prazo. E faça uma escolha que vá combinar com seu estilo de vida.

 

 

3. Analise prazo de entrega

Você precisa deixar isso muito bem ajustado de acordo com suas necessidades.  Considere muito bem os prazos para ter certeza se você está disposto a esperar por aquele período.

 

4. Condições de pagamento

Pesquise preços e as oportunidades de negociação disponibilizadas pela construtora. Tenha um orçamento definido e saiba quanto pode pagar nas parcelas para conseguir buscar o imóvel com melhor custo-benefício para você. 

 

 

5. Financiamento

Se você precisa financiar o apartamento, procure projetos que aceitem essa modalidade de pagamento e pesquise sobre como financiar um imóvel.

 

 

6. Leia atentamente o contrato.

Fique atento a alguns itens que devem constar no contrato, como:

  • Consequências em caso de desistência do comprador;
  •  O valor da taxa de cessão, cobrada caso o comprador queira vender o apartamento que ainda não está pronto;
  • O prazo máximo de atraso da obra;
  • A previsão de multa para a construtora caso a obra atrase mais que o estipulado no contrato;
  •  As penalidades e multas em caso de distrato do cliente ou da construtora;
  •  Os prazos para conserto de defeitos na obra ou troca de material de má qualidade;
  •  As garantias contra defeitos de segurança.

 

7. Planejamento financeiro

O valor de um apartamento na planta é um bom atrativo, isso porque em média o imóvel costuma ser de 20% a 25% mais barato que aqueles prontos para morar.

Se você não for comprar o imóvel à vista o valor inicial sofre uma correção até a entrega do imóvel, pois é levado em consideração o INPC (Índice de Preços ao Consumidor).

Se optar pelo parcelamento ou até o financiamento do empreendimento, realize uma simulação para ter uma ideia do valor final que pagará pelo mesmo. Assim você poderá se planejar de acordo com seu orçamento. Leve em consideração os juros, a quantidade de parcela, os valores da parcela e o preço final.

 

8. Informe-se sobre taxas e pagamentos solicitados

Existem taxas que são cobradas para quem está comprando um apartamento. Fique atento em quais são

e não esqueça de incluí-las no seu planejamento financeiro. São elas:

  1. ITBI
  2. Taxa de evolução da obra
  3. Taxa de corretagem
  4. Escritura pública
  5. Registro do imóvel

 

9. Materiais de divulgação

Quando lançam um novo empreendimento, as incorporadoras elaboram uma serie de materiais para demonstrar o tipo de obra que será executada. Nessas situações, é comum que os projetos mais detalhados tenham maior interesse do público. Se você gostou de alguma proposta divulgada na mídia, leve o material junto na hora de conversar com um representante da incorporadora. Pergunte se o projeto está de acordo com cada informação apresentada e aproveite o momento para tirar dúvidas sobre o empreendimento. Se precisar, solicite materiais gráficos extras para entender toda a proposta.

 

10. Verifique toda a documentação e a planta do imóvel

Você pode pedir o contato do arquiteto ou engenheiro que fez a obra e, de preferência, a planta do imóvel é importante para saber a qualidade do investimento e poder cobrar da construtora que o projeto seja seguido.

Saiba se o imóvel está registrado junto à Prefeitura.

 

11. Visite o estande de decorados

É importante você estar por dentro de tudo, inclusive conhecer o decorado para ter uma visão real de como será seu novo lar. Afinal, é o lugar que você escolheu para chamar de seu.

 

 

 

 

Gostou das nossas dicas? Agora você pode escolher seu apartamento na planta sem medo!

Na MAC, levamos à sério seus sonhos e planos de vida. Conte com a gente na escolha do seu lar, somos uma empresa com quatro décadas que muito nos orgulham. Buscamos sempre novas ideias, soluções e serviços, para oferecer tudo o que nossos clientes realmente precisam. Esta é a nossa maior inspiração: evoluir para encantar a todos – clientes, parceiros e colaboradores.

Compartilhe:

Você também pode gostar